InicialNotíciaReportagens

Bruno Mendes destaca a importância do texto e da apuração no Jornalismo

Formado pela PUC Goiás, profissional participará do Conexão com Egressos nesta quinta-feira (25), às 8h, no miniauditório 102 B do Câmpus V

Foto: Acervo pessoal

Por Maria Guilhermina e Thiago Alonso

Sem dúvida alguma, Bruno Mendes é apaixonado pela profissão. Formado pela PUC Goiás em 2015, atuou durante cinco anos na TV Goiânia. Hoje é repórter e editor executivo do Jornal do Campo (TV Anhanguera). Nesta entrevista, ele relembra parte de sua trajetória e destaca sua visão sobre o Jornalismo. “Uma profissão em constante evolução, admirada por todo mundo, mas cheia de desafios que precisam ser encarados e vencidos”, afirma.

Agência Impressões: Como você definiria a essência do jornalismo?

Bruno Mendes: Pra mim a essência do jornalismo é contar às pessoas fatos, situações e cenários que, direta ou indiretamente, podem influenciar a vida delas.

Agência Impressões: O que te abriu os olhos para se tornar um profissional do jornalismo?

Bruno Mendes: A curiosidade. O desejo de conhecer e entender melhor o mundo foi o que me despertou como jornalista. E, claro, quando a gente descobre algo interessante quer logo contar aos outros.

Agência Impressões: Como foi sua trajetória no jornalismo até aqui?

Bruno Mendes: Vejo como uma trajetória de superação. Vivi os mais diferentes cenários no jornalismo e pude tirar boas histórias e experiências de todos.

Agência Impressões: Qual é o seu diferencial?

Bruno Mendes: A meu ver, a paixão por me comunicar com pessoas, a curiosidade e a vontade de sempre entregar o melhor texto e a melhor imagem possível. Eu como telespectador quero sempre assistir materiais da melhor qualidade. Então é o que tento entregar para as outras pessoas.

Agência Impressões: O que o Jornalismo representa hoje para você?

Bruno Mendes: Uma profissão em constante evolução, admirada por todo mundo, mas cheia de desafios que precisam ser encarados e vencidos. Apesar disso, não me vejo em outra profissão. Sem demagogia nenhuma, sempre foi e continua sendo minha paixão.

Agência Impressões: Como você se vê futuramente na profissão?

Bruno Mendes: A gente sempre tem que buscar evoluir independente da posição em que esteja. Futuramente quero me ver consolidado e reconhecido como um profissional ético e competente. O restante será consequência disso. Trocando em miúdos, melhores cargos e melhores salários serão resultado disso.

Agência Impressões: Quais são os maiores desafios dessa jornada, entre ser aluno até se tornar um grande profissional?

Bruno Mendes: Talvez seja a ansiedade de crescer, ganhar muito dinheiro e conseguir espaço no mercado. Evoluir não é algo do dia pra noite. Quando queremos resultados muito rápidos podemos agir sem pensar, acabar trocando os pés pelas mãos e colhendo resultados ruins. O desafio é saber esperar, focado em se aperfeiçoar diariamente como profissional.

Agência Impressões: Em seus primeiros trabalhos, quais foram os maiores obstáculos enfrentados?

Bruno Mendes: Obviamente, a falta de experiência. Quando se começa, faltam sabedoria e recursos para agir diante de situações complexas e às vezes conturbadas. Faltam criatividade e precisão para entregar um texto conciso em um curto espaço de tempo. E, claro, o frio na barriga durante o “ao vivo” no início era bem maior…

Agência Impressões: O que faz você permanecer “vibrando” por esse ofício todos os dias?

Bruno Mendes: A certeza de que fiz a melhor escolha dentro de outras profissões, de que estou alinhado à minha vocação e que a cada amanhecer temos chance de escrever novas e ainda melhores histórias.

Agência Impressões: O que você deixaria de ensinamento para futuros jornalistas?

Bruno Mendes: Eu sempre digo que o principal é saber manusear bem as mais importantes ferramentas que temos; o texto e a apuração. Não dá pra sonhar com nenhuma função no jornalismo (independentemente do veículo) sem saber escrever um bom texto e apurar e interpretar todos os vieses de uma informação.

Foto: Acervo pessoal