sábado, 28 de dezembro de 2024
Reportagens

Curso de Publicidade e Propaganda promove primeira edição do Varejou

Posteres de divulgação do evento Varejou na PUC-GO
Posteres de divulgação do evento Varejou na PUC-GO

Profissionais renomados no mercado apresentaram casos de publicidade no varejo

Por Geovana Ribeiro e Emanuelle Mattos

Na dia 14 deste mês, foi realizada a primeira edição doVarejou, no Campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O evento foi inciativa do curso de Publicidade e Propaganda em colaboração com os alunos da disciplina Comunicação e Varejo. A programação foi composta por palestras, sorteios e distribuição de energéticos.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Luciana Serenini, explica que a atividade foi pensada para que os alunos pudessem trocar experiências com pessoas de grande nome do mercado regional como parte do processo de aprendizagem. “Saber entender todos os aspectos que envolvem a relação pré-venda, as possibilidades criativas de comunicação no ponto de venda, as conexões de experiências de marca como elemento diferencial e, por fim, nas campanhas de varejo e na comunicação pós-venda.”

Varejo é o processo de venda feito por uma empresa diretamente ao consumidor final e em pequenas quantidades. De acordo com o tema, os palestrantes trouxeram casos concretos de publicidade nessa temática para explicar características e possibilidades do estilo comercial.

 A cofundadora da Verdô Atelier Botânico e consultora de branding, Marjorie Bettiol, apresentou o caso Rosquinhas da marca Micos. Segundo ela o varejo é muito rico, mas, para entender suas estratégias, é necessário ter um olhar macro sobre o contexto da empresa.

A especialista em marketing enfatizou a importância do visual nos produtos de varejo e trabalhou com a linha do tempo da existência comercial de um determinado produto.  Desde suas possibilidades de lançamento, tais como: demanda de mercado, oportunidade, inovação ou tendência. Até ações beneficentes desenvolvidas pela marca e engajadas por intermédio do produto.

De forma interativa, o diretor geral da Box Comunicação, Bruno Lopes, tentou descontruir o medo dos alunos em relação ao varejo e às agências publicitárias. Com mais de 20 anos dedicados ao mercado de varejo em Goiás, o especialista em gestão de negócios garantiu que é possível ser criativo neste modelo comercial intenso e imediato. Basta trabalhar com interesse, responsabilidade, vontade e intenção.

A gestora de comunicação da EBM Desenvolvimento Imobiliário, Lohane Assis. Utilizou o caso Metropolitan Genebra para direcionar o assunto para o setor imobiliário, apresentando a perspectiva do varejo de imóveis. Ela explicou sobre a definição de persona e explanou enfaticamente a importância do publicitário não esquecer que todo o planejamento, antes de ser feito para atingir um cliente, foi produzido para agradar um ser humano.

O responsável pela área digital do Flamboyant Shopping Center, Rovilson Barbosa, experiente em Marketing de Conteúdo e Estratégias de Marketing Digital, apresentou o caso do shopping. Explorou a temática do conteúdo humanizado, pois considera que a história de uma marca só existe devido ao seu público. Portanto, defendeu a venda por intermédio da experiência, storytelling e pessoas. Segundo ele, todo lead, todo conteúdo e todo story é uma pessoa. “Somos pessoas falando com pessoas”.

A estudante do 1° período de Publicidade e Propaganda, Anna Clara Santos Moura, aprovou a iniciativa. “É muito importante entender um pouco mais sobre o varejo e como os publicitários estão ligados ao processo de apresentação dos produtos”, disse a acadêmica.

No encerramento, foram sorteados uma cesta de guloseimas e um conjunto de produtos de beleza doados por alunos microempreendedores do curso.  Os energéticos distribuídos durante o evento foram patrocinados pela Red Bull.