quarta-feira, 23 de outubro de 2024
InicialReportagens

Comunidades femininas sobre automobilismo ganham visibilidade na internet

Carro de formula um correndo

Páginas como “Fala Driver’s”, “Girls Like Racing” e “Women in Msport” dão voz às apaixonadas pelo esporte e auxiliam na derrubada de preconceitos

Por João Fellipe Reges

Apesar de o automobilismo ser considerado um esporte majoritariamente masculino, as mulheres estão em busca de seu espaço nas pistas e na área da comunicação. Nas mídias sociais, comunidades femininas sobre o assunto ganham cada vez mais seguidores e visibilidade.

A jornalista Monique Mavillyn, de 21 anos, uma das criadoras da página Fala Driver’s, avalia o cenário. “É motivador ver que mulheres estão ganhando relevância nas categorias de automobilismo como um todo, seja na comunicação, na engenharia ou como piloto”.

Monique lembra que, no início do projeto, enfrentou assédio e preconceito simplesmente pelo fato de serem mulheres falando sobre carros. “Recebíamos comentários que menosprezavam nosso trabalho. Hoje predomina uma rede apoio fortíssima. Felizmente isso é fruto de como o nosso time interno age e se comunica.”

Uma das fundadoras da Women in Msport, Isabela Katopodis, 20 anos, explica que uma de suas metas dentro do automobilismo é “inspirar todas as mulheres que amam o esporte… E que mais mulheres sejam inseridas no automobilismo“. Isabela, que também é publicitária na TMG Racing, equipe brasileira de Stock Car e Fórmula 4, conta que, dentro dessas categorias, adora acompanhar a evolução dos pilotos.

Ela acredita que todas as iniciativas recém-propostas, como a “F1 Academy”, categoria exclusiva para pilotos do sexo feminino, são grandes passos para que mais mulheres se interessem pelo automobilismo e as futuras gerações tenham mais oportunidades.


Conheça algumas comunidades femininas sobre automobilismo na internet:

Fala Driver’s

Com o lema “Garotas pilotam por aqui”, a Fala Driver’s foi fundada por três mulheres, entre elas, a jornalista Monique Mavillyn. Conta com mais de 9 mil seguidores no Instagram e está presente também no TikTok e Twitter. “Surgiu de uma vontade minha em conseguir falar o que eu sabia sobre F1 de um jeito descomplicado de entender aquele regulamento mirabolante”, explica Monique.

Girls Like Racing

Fundado pela engenheira Erika Prado, inicialmente o grupo era formado por mulheres que se reuniram pela primeira vez, em 2018, no Autódromo de Interlagos, para frequentarem juntas outras corridas. “O GLR foi crescendo, mas começamos a perceber, quando as mulheres falavam das categorias em outros grupos, que os caras falavam besteiras para elas”. Hoje possui mais de 6 mil seguidores no Instagram, está presente no TikTok, Twitter e simboliza o movimento “Garotas gostam de corridas”.

Women In Msport

Em 2019 surgiu o W Séries, campeonato de fórmula 4 exclusivo para pilotos do sexo feminino e junto nasceu a Women In Msport, que conta com quase 20 mil seguidores somando o Instagram, TikTok, Twitter e YouTube. O intuito inicial era promover a W Series no Brasil. Hoje a página informa e dá visibilidade às mulheres que atuam no automobilismo, inspirando-as a seguirem seus sonhos.


Imagens autorais das respectivas páginas: Fala Driver’s; Girls Like Racing; Women in Msport e Isabela Katopodis via Instagram