TCCS

Filme sobre comunidade quilombola vence prêmio de jornalismo

O ser Kalunga é um filme documentário sobre a comunidade quilombola Kalunga do município de Monte Alegre de Goiás, de autoria dos alunos Rander, Thayane, Dyanne e Luciana do curso de Jornalismo da PUC Goiás, e venceu o Prêmio de Jornalismo da PUC Goiás em 2012, na categoria Filme Documentário.

A comunidade, localizada no norte do Estado de Goiás, escondida nos vãos das serras próximas às cidades de Teresina de Goiás, Cavalcante e Monte Alegre, é possuidora de um estilo de vida bem peculiar. Remanescentes dos quilombos do Brasil, esse grupo viveu isolado por muito tempo, desde o tempo da escravidão, conservando os costumes e tradições afro-brasileiras.

A partir de meados de 1980, a comunidade começou a ser identificada e pesquisada. Atualmente, o contato com a sociedade está cada vez mais intenso. O grupo de alunos produtores do filme deslocou-se de Goiânia em junho de 2012 para visitar a comunidade e participar da tradicional Festa de São João. O documentário foi produzido na linha do cinema etnográfico, não ficção, dentro das características do modo observativo, com a história sendo contada no alinhavo de depoimentos de membros da comunidade e pesquisadores. Emoção, humor e drama entremeiam a narrativa audiovisual do trabalho.